O que é só um cheirinho para você pode ser um perigo para o seu cão ou gato!
A inalação de óleos essenciais através dos difusores de ambiente se tornou uma febre nos dias de hoje. Encontramos no mercado difusores de vários tipos, marcas e modelos; tem para todos os gostos! É raro uma casa que não tenha um deles!
Os vendedores prometem uma casa cheirosa e muitos efeitos positivos em sua vida (redução do estresse, relaxamento, aumento da energia e foco, maior sensação de bem-estar). Mas se você tem uma animal de estimação, principalmente gatos, fique alerta!
Por que Óleos Essenciais são tóxicos para gatos?
Independente da via de acesso (oral, tópica ou respiratória), Óleos Essenciais podem ser tóxicos para os gatos, já que eles não possuem um tipo de enzima hepática, a UDP-glucuronosiltransferase (UGT), que é responsável pela metabolização de vários compostos encontrados nos óleos essenciais, especificamente fenóis.
Assim, esses compostos acabam se acumulando no fígado do animal, podendo levar a insuficiência hepática, insuficiência respiratória, convulsão e até a morte.
Óleos Essenciais que apresentam alta toxicidade para gatos
- Todos os cítricos extraídos de casca (laranja, limão, grapefruit…)
- Pine – Pinus sylvestris
- Abeto branco – Abies alba
- Abeto preto – Picea mariana
- Juniper berry – Juniperus communis
- Canela – Cinnamon zeylanicum
- Cravo – Syzygium aromaticum
- Tomilho – Thymus vulgaris ct Thymol
- Tee tree – Melaleuca alternifolia
- Hortelä-pimenta – Mentha x piperita L.
Até mesmo para óleos essenciais não tão tóxicos, uma concentração segura seria de 0,01% a 0,1%. Ou seja, no máximo 3 gotas para 100 mL de alguma base carreadora (óleo vegetal, creme, p. ex.). Em humanos adultos, a recomendação é de 1 a 2%.
Óleos Essenciais são tóxicos para cachorros?
Diferentemente dos gatos, os cachorros são capazes de metabolizar e eliminar as substâncias químicas presentes nos óleos essenciais. Existe até o uso de óleos essenciais de forma terapêutica para eles (calmante para ansiedade e agitação sexual, repelente de pulgas e carrapatos e limpeza de ouvido) feito sob orientação de veterinários com conhecimento para tal.
Só que a capacidade de eliminação dessas substâncias está diretamente ligada a quantidade e concentração do óleo essencial que o cachorro entra em contato e com a forma de contato (via oral, tópica ou respiratória). Se seu cachorro for exposto por um longo tempo ao vapor de óleos essenciais ou tiver contato direto com óleos essenciais numa concentração elevada, via pele ou ingestão, provavelmente, ele vai sofrer uma intoxicação. Mudanças de comportamento indesejadas, problemas do sistema nervoso central, problemas respiratórios e outras preocupações sérias com a saúde podem ser observados.
Óleos Essenciais que apresentam alta toxicidade para gatos
- Citricos extraídos de casca
(laranja, limão, grapefruit, bergamota) - Canela – Cinnamon zeylanicum
- Wintergreen – Gaultheria procumbens
- Tee tree – Melaleuca alternifolia
- Bétula doce – Betula lenta
- Pinheiro – Pinus sylvestres
- Poejo – Mentha pulegium
Mesmo para óleos essenciais não tão tóxicos, uma concentração segura seria de até 0,25%, ou seja, no máximo 1 gotas para 10 mL de alguma base carreadora (óleo vegetal, creme, sabonete, p. ex.). Em cachorros de pequeno porte a concentração deverá ser menor.
Como utilizar o difusor de ambiente de forma segura
- Antes de iniciar uma sessão de aromaterapia, atente-se a seu animal de estimação.
- Caso o cachorro ou gato esteja presente, adicione poucas gotas de óleo essencial no difusor e utilize-o por um curto período de tempo. O ideal é manter o animal fora do local da sessão.
- Após uma sessão com o difusor, mantenha o ambiente bem ventilado para evitar o acúmulo de moléculas aromáticas no ambiente.
Orientações para manter seu animal seguro
- Mantenha sempre difusores e óleos essenciais fora do alcance de seu cachorro.
- Em caso de derramamento de óleo essencial, limpe imediatamente o local para evitar a ingestão acidental.
- Lave suas mãos depois de manusear óleos essenciais.
- Não utilize óleos essenciais para a limpeza doméstica.